resumo de livro
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 03
2. DESENVOLVIMENTO 04
3. CONCLUSÃO 06
REFERÊNCIAS 07
1. INTRODUÇÃO
De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA) o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), é um transtorno neurobiológico, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. É caracterizado por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.
O professor ao se dar conta dos desafios que está prestes a viver, sabe o quanto o apoio da comunidade escolar é de essencial valor, pois o auxílio que este aluno receber do grupo, poderá fazer toda a diferença para que ele reestabeleça a sua autoestima e se sinta renovado, capaz de enfrentar as dificuldades causadas pelo distúrbio que apresenta.
Os professores se sentem impotentes ante as vivências que experimentam em sala de aula. Portanto, o psicopedagogo deve articular as relações entre esses atores, reforçando o respeito à igualdade e a integração, tornando-se um dos principais agentes do bom relacionamento, perante os desafios apresentados pelos estudantes, nas dificuldades com a aprendizagem na escola.
O psicopedagogo acaba por exercer o papel do interventor que auxilia e tem a função de aproximar as pessoas envolvidas no conflito para que juntas, após identificar o distúrbio, possam amparar-se mutuamente estabelecendo vínculos de apoio às crianças em situações de muita angustia.
A importância do psicopedagogo diante do TDAH possui um grande valor, é uma situação em que o profissional percebe o quanto a sua interferência é processual, não havendo a procura da cura, como um resultado final. É preciso estar sempre em busca de novos recursos lúdicos e dinâmicos e que atendam as necessidades de seus alunos e pacientes para que juntos, atinjam os objetivos de uma boa aprendizagem.