graduanda
Departamento de Ciências Humanas e Filosofia
Docente: Eduarda Sena
Discente: Regiane Brandão Almeida
Cultura: Conceito Antropológico
Feira de Santana – 2013
Regiane Brandão Almeida
Cultura: Um conceito Antropológico
Este trabalho foi solicitado pela Prof.ª Eduarda Sena. Como avaliação da disciplina Seminário Interface: Antropologia e História
Feira de Santana-2013
Cultura: Um conceito Antropológico
Regiane Brandão Almeida
Resumo
Este artigo refere-se ao conceito antropológico de cultura. Nele reflito sobre as visões de diversos autores sobre a conceituação e origem do termo.
O texto foi construído como uma comparação, partindo da discussão do livro Cultura: Um conceito Antropológico, de Roque de Barros Laraia.
Onde também pretendo expor algumas problematizações sobre o conceito de etnocentrismo e de como ele é trabalhado dentro das questões culturais.
Palavras-chaves: Cultura, etnocentrismo.
Feira de Santana-2013
Introdução
Construir esse texto levando em conta a possibilidade de dialogar com antropólogos e sociólogos acerca do conceito de cultura e a sua relação com o homem dentro da esfera espacial e social.
Para isso procuro iniciar uma breve discussão a partir de uma analise mais sistemática de autores como: ClaudeLévi-Strauss, Denys Cuche, François Laplantine e Roque de BarrosLaraia.
Apesar de ser um tema bastante discutido nos últimos 100 anos, cultura é ainda um assunto inesgotável, pois a cada pesquisa que se conclua, por mais questionamentos e resoluções acerca da temática que se chegue é quase que impossível issohipoteticamente falando se chegar a um ponto final.
Por esse motivo me proponho a analisar, levantar questionamentos, levando em conta tudo que já fora posto pelos autores acima citados.
Pois acredito que para se entender o que é cultura, como ela