O que podemos fazer
AULA 3
Prof. Jean-Claude R. Fonseca
A análise antropológica da cultura
O que é cultura?
Cultura
Para o senso comum a cultura, geralmente, indica o grau de instrução do indivíduo. Cultura é sinônimo de sofisticação, de sabedoria, de educação no sentido restrito do termo.
Cultura
Assim, cultura equivale a volume de leituras, a controle de informações, a títulos universitários e chega até mesmo a ser confundida com inteligência.
Cultura
Por que as CS não utilizam os termos “culto” ou “inculto”, nem faz juízo de valor sobre esta ou aquela cultura?
Cultura
Porque ela defende que não há cultura superior ou inferior.
Cultura
Então, como as culturas se diferenciam?
Cultura
As culturas se diferenciam apenas no nível de tecnologia ou na integração de seus elementos.
Cultura
As culturas se diferenciam apenas no nível de tecnologia ou na integração de seus elementos. Todas as sociedades – rurais ou urbanas, simples ou complexas, ágrafas ou não – possuem cultura.
Cultura
Há mais de 160 definições distintas sobre cultura, mas não se chegou a um consenso sobre o significado exato do termo.
Cultura
Para alguns, cultura é comportamento aprendido; para outros, o comportamento é irrelevante; outros defendem que a cultura consiste em ideias. Uns pregam que a cultura se refere aos objetos materiais; outros, aos imateriais. Temos ainda aqueles que unem estes dois aspectos. Onde você encaixa sua concepção?
Cultura
Porque estudar o conceito de cultura?
Cultura
Para sermos libertos de determinados preconceitos (etnocentrismo, racismo, discriminação) e nos tornarmos mais proativos (ético e moralmente), mais sensíveis.
Cultura
No sentido negativo, a cultura é uma palavra usada para classificar as pessoas e, às vezes, os grupos sociais, servindo como arma discriminatória contra sexo, idade, etnia etc.
O conceito antropológico de cultura
Conceito 1: