processo penal
1º Semestre de 2012
PROBLEMA:
Em processo criminal que tramitou perante a 1ª Vara Criminal da Capital, foi apurada a prática de crime de extorsão mediante sequestro. O juiz da causa ordenou, no curso da instrução do processo, que se expedisse carta rogatória para a oitiva da vítima e se colhesse depoimento de uma testemunha arrolada, na denúncia, pelo Ministério Público.
Foi encerrada a instrução do processo, sem o retorno das sobreditas cartas, tendo o juiz proferido sentença na qual condenou os réus, entre os quais, Avelino Pereira. Os réus apelaram e a condenação foi mantida pelo Tribunal de Justiça, por unanimidade. O acórdão condenatório transitou em julgado em 20/12/2011. Após essa data, as cartas rogatórias regressaram, e o juiz originário do feito mandou juntá-las aos autos. O conteúdo das cartas afastou, de forma manifesta e cabal, a participação de Avelino Pereira. nos fatos apurados.
Em face dessa situação hipotética e tendo sido contratado por Avelino Pereira, produza, com a devida fundamentação legal, a medida judicial a ser adotada em favor de seu cliente. Material elaborado pelo Prof. Claudio Suzuki
1
Proibida a reprodução total ou parcial, por qualquer meio ou processo, assim como a inclusão em qualquer sistema de processamento de dados. A violação do direito autoral é crime punido com prisão e multa
(art. 184 do Código Penal), sem prejuízo da busca e apreensão do material e indenizações patrimoniais e morais cabíveis (arts. 101 a 110 da lei 9.610/98 - Lei dos Direitos Autorais).
Prática Jurídica Penal
1º Semestre de 2012
ESPELHO DE CORREÇÃO
QUESITO
Apresentação, estrutura textual e correção gramatical
VALORES
POSSÍVEIS
0,00 a 0,60
ATENDIMENTO
AO QUESITO
Fundamentação e consistência
Revisão criminal – art. 621, III do CPP
0,00 a 0,50
Endereçamento ao Tribunal de Justiça
0,00 a 0,50
Demonstração do cabimento da ação – já houve o trânsito em julgado da decisão, bem