Análise Crônica de uma morte anunciada
Autor: Gabriel García Márquez
Resumo
A obra “Crônica de uma morte anunciada” relata o assassinato de Santiago Nasar, um crime que todos sabiam que iria acontecer, porém ninguém fez nada para impedir.
O narrador, amigo de Santiago Nasar, conta que ele acordou cedo no dia de sua morte e se vestiu para ver o bispo chegar, mas não sabia que os gêmeos Pedro e Pablo Vicário estavam à sua espera para matá-lo. Aconteceu que na noite anterior, a irmã dos gêmeos, Ângela Vicário, se casou com Bayardo San Roman e na mesma noite, ao consumar o casamento, Bayardo descobre que Ângela não é mais virgem e a devolve, no meio da noite, para a família. Então os irmãos de Ângela questionam quem foi o causador de sua “desgraça” e ela diz que foi Santiago Nasar. Para vingar a honra de sua irmã, os gêmeos juram matá-lo e anunciam isso a todos da cidade, e aguardam Santiago na rua, cada um com uma faca.
Ninguém da cidade tem a iniciativa de avisar Santiago Nasar. O coronel, quando avisado do caso, apreende as facas dos gêmeos, mas eles não desistem e buscam outras facas e, mesmo sabendo disso, o delegado decide primeiro passar em um clube pra confirmar uma partida de dominó ao invés de detê-los, demonstrando total descaso. Enfim, ninguém realmente botava fé nos irmãos e eles mesmos titubeiam pra consumar o assassinato, espalham a notícia com a intenção de que alguém os impeça, mas ninguém o faz. E assim Santiago Nasar é assassinado na porta de sua casa a facadas.
Depois do ocorrido os irmãos são presos, mas não se arrependem do crime, pelo contrário, eles acreditam que lavaram a honra da irmã e passam de cabeça erguida pela cidade. Depois de algum tempo, são absolvidos e seguem suas vidas normalmente.
Análise no que toca a ilicitude e concurso de agentes
Ilicitude é a contrariedade da conduta com o ordenamento, no caso em questão os personagens claramente violaram algumas normas. É claro que para se fazer uma análise precisa deveria ser