arsenico
Doenças Causadas Por Arsênico E Seus Compostos
31/08/2003
As doenças causadas pelo arsênico e seus compostos aplicam-se às seguintes profissões, processos e operações: a - indústrias de vidro e cristais; b - extração e preparação de arsênico e compostos; c - fabricação e emprego de parasiticidas e inseticidas; d - fabricação, preparo e emprego de tintas; e - preparação e conservação de pele e plumas, empalhamento de animais; f - metalurgia de minerais arsenicais; g - processos que desprendam hidrogênio arseniado;
Os tóxicos arsenicais penetram no organismo através da via respiratória e digestiva, principalmente, exercendo os derivados oxigenados do arsênico, ação caustica direta sobre o tegumento. Uma vez absorvido é encontrado primeiramente no fígado, rins e coração, mais tarde nos ossos, tegumento e cérebro onde tende a acumular-se.
O arsênico se comporta como verdadeiro veneno celular. Leva a um aumento da permeabilidade capilar, fragmentação da bainha mielinica, infiltração gordurosa do fígado, podendo levar a hepatite necrosante, encefalite, mielite e nefrite.
Na intoxicação aguda, exerce ação principalmente sobre o tubo digestivo (ação direta no caso de ingestão), secundariamente, sobre o fígado, rins e músculos cardíacos. Na intoxicação crônica, atua principalmente sobre o tegumento e sobre os nervos periféricos (polineurite arsenical) por sua afinidade com o sistema nervoso.
Estudo Clínico
A intoxicação crônica é a regra em patologia profissional. As intoxicações aguda e sub-aguda, são encontradas em circunstâncias acidentais e só veremos aqui suas manifestações essenciais.
Intoxicação Aguda
Observa-se, geralmente, em conseqüência de falta de cuidado ou acidentes, mais raramente em casos de homicídios e suicídios. Pode provocar a morte em alguns dias, e caracteriza-se principalmente por transtornos gastro-intestinais.
Os acidentes aparecem depois de meia a uma hora, após a ingestão do