Arsênico
As maiorias dos compostos de arsénio inorgânico e orgânico são de cor branca ou incolor em pó que não evaporam. Eles não têm cheiro, e a maioria não tem gosto especial. Assim, você normalmente não pode dizer se o arsênico está presente na sua alimentação, água ou ar.
Atualmente, cerca de 90% de todo o arsênio produzido é utilizado como conservante de madeira para torná-lo resistente ao apodrecimento e decomposição.
O arsênio é utilizado na fabricação de semicondutores, pesticidas e ligas metálicas com o chumbo. Em pequenas quantidades é encontrado em medicamentos homeopáticos, embora seja muito tóxico.
Vias de exposição
Desde que o arsênico é encontrado naturalmente no ambiente, será exposto a algum arsênico pela ingestão de alimentos, água potável, ar ou respiração.
Oral: a absorção oral de Arsênico é a via mais comum de exposição da população. Pode ocorrer através da ingestão de alimentos ou água contaminados por este elemento ou acidentalmente pela ingestão de produtos que o contenham como pesticidas herbicidas.
Inalação: esta forma de exposição é mais frequente nas áreas adjacentes a indústrias (devido à elevada quantidade de Arsênico na atmosfera) ou em áreas agrícolas. Constituem igualmente perigo áreas de ar contaminado pelo tabaco ou áreas em que haja fontes naturais produtoras de Arsênico, como vulcões.
Dérmica: através de contato direto com compostos arsênicas; resultado de