Engenharia de Produção
O curso de Engenharia de Produção oferece uma formação que propicia ampla interação com outras áreas do conhecimento; afinal, além da engenharia básica e avançada, é necessário ao futuro profissional ter noções de contabilidade, economia, administração, gestão da qualidade, da tecnologia e do meio ambiente.
Este profissional desenvolverá as capacidades de gerenciamento necessárias ao bom funcionamento dos processos de produção das empresas, de modo a aumentar sua competitividade local e global, além de torná-las “ecologicamente corretas”, o que é muito importante nos dias de hoje.
O Brasil enfrenta o grande desafio de emergir de vez como uma nação desenvolvida e justa. Para tanto, é necessário o aprimoramento dos setores produtivos, os quais necessitam adquirir ganhos expressivos de qualidade e produtividade, sem contudo perder a visão dos aspectos sociais que envolvem as organizações.
As ações visando a obtenção de competitividade pelas industrias exigem cada vez mais a utilização dos conceitos e técnicas oriundas da área da Engenharia de Produção.
Estas técnicas permitem alinhar os esforços despendidos no sentido do incremento da produtividade e da qualidade dos produtos e serviços colocados à disposição da sociedade.
Tudo dentro do enfoque mais amplo de satisfação do consumidor e de preservação do meio ambiente.
A globalização econômico-financeira e de mercados, cada vez mais acentuada, vem acirrando a competição entre as empresas de todo o mundo, exigindo uma melhor percepção das necessidades dos clientes como elemento diferencial estratégico ao mesmo tempo em que esses clientes passam a requisitar produtos isentos de defeitos, caracterizando a world-class manufacturing/Production.
Cabe então às