Doenças do Sistema Linfático e do Sistema Nervoso
Sistema Linfático
O sistema linfático é composto pelos órgãos linfóides, linfonodos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, capilares linfáticos e vasos linfáticos que produzem e transportam a linfa dos tecidos para o sistema circulatório.
O sistema linfático também é um importante componente do sistema imunológico, pois colabora com glóbulos brancos para proteção contra bactérias e vírus invasores.
A linfa é o líquido que circula no interior dos vasos linfáticos que é esbranquiçado, de constituição semelhante à do sangue, a diferença é que não contém hemácias. Parte da composição da linfa vem do fígado e do intestino. Ela é composta também por leucócitos (glóbulos brancos) e linfócitos. A linfa transportada pelos vasos linfáticos é filtrada nos linfonodos, também chamados de gânglios linfáticos ou nódulos linfáticos.
Funções do Sistema Linfático
Remoção dos fluídos em excesso dos tecidos corporais;
Absorção dos ácidos graxos e transporte da gordura para o sistema circulatório;
Produção de células imunes: linfócitos, monócitos e celulas produtoras de anticorpos (plasmócitos).
Orgãos do Sistema Linfático Baço:
É o maior tecido linfóide no corpo. Ele abastece o organismo com novas células vermelhas do sangue e elimina as células velhas. Também produz linfócitos, que são responsáveis pela produção de anticorpos.
Timo:
Considerado um órgão linfático por ser composto por grande número de linfócitos e sua única função conhecida é produzir células T ou linfócitos T.
Amigdalas:
Ou tonsilas palatinas são um par de pedaços de tecidos situados na garganta. Sua principal função é produzir anticorpos para combater bactérias específicas.
Linfonodos:
Os linfonodos são estruturas esponjosas que se localizam em regiões estratégicas do corpo, para realizar a sua principal tarefa: filtrar a linfa. Os linfonodos, por possuírem finos canais com a presença de leucócitos que identificam e destroem substâncias