Sistema Muscular
O estudo dos músculos recebe o nome de Miologia, nele, aprendemos que as funções dos músculos são diversas dentre elas: gerar os movimentos do corpo, dar sustentação ao corpo, manter a postura e produzir calor. Os músculos são divididos em três tipos de tecidos: Liso, Cardíaco e Esquelético. O tecido muscular liso é um músculo involuntário que se localiza na pele, órgãos internos, aparelho reprodutor, grandes vasos e aparelho excretor, os estímulos para a sua contração são mediados pelo sistema nervoso. O tecido cardíaco compõe a maior parte das paredes do coração e apresentam contrações involuntárias rítmicas e assim como o tecido liso, é controlado pelo sistema nervoso. E por fim, temos o tecido esquelético, que são fibras estriadas ligadas ao esqueleto, e responsáveis pelos movimentos voluntários do corpo.
O sistema muscular também possui propriedades básicas que caracterizam todos os tecidos musculares: Irritabilidade (o tecido muscular é sensível aos impulsos nervosos), Contratilidade (o tecido muscular responde aos estímulos contraindo-se ou encurtando-se), Extensibilidade (se dá quando o estimulo diminui e as fibras musculares estão relaxadas, e se preparam para outra contração), Elasticidade (após terem sido estiradas, as fibras musculares tendem a recuar ao seu tamanho original de repouso).
Existem grupos funcionais musculares que são denominados Agonistas, Antagonistas e Sinergistas. Os músculos agonistas são músculos que acionam um determinado movimento do corpo. Os músculos antagonistas exercem funções diferentes dos agonistas e geralmente estão localizados em lados opostos à articulação. Os músculos sinergistas contraem-se conjuntamente para realizar determinado movimento, e estabilizam as articulações a fim de que não aconteçam movimentos indesejáveis. Agonistas: São os músculos principais que ativam um movimento específico do corpo, eles se contraem ativamente para produzir um movimento desejado. Ex: Pegar uma chave