Sistema nervoso
O cérebro é responsável pelo controle de todas as atividades orgânicas do corpo humano. Dividido em regiões, o cérebro abriga uma variedade muito grande de funções. O ser humano tem cinco sentidos básicos que são o paladar, o tato, o olfato, a audição e a visão. Situados na língua, os sensores do paladar transmitem para o cérebro informações que, combinadas ao olfato, criam a sensação do chamado sabor. Já o tato nos permite distinguir a forma, a temperatura além da pressão e a dor. Os nervos, que enviam impulsos ao nosso cérebro, nos avisam que algo esta sendo tocado. O olfato, por sua vez, utiliza as membranas olfativas que, em contato com moléculas da substância, envia mensagens ao cérebro através das células receptoras. A audição utiliza um sofisticado receptor: o ouvido humano. Através de uma estrutura com capacidade vibratória, o ouvido humano é capaz de perceber sons dentro de uma faixa de freqüência de vinte a vinte mil Hz. A visão utiliza órgãos sensíveis à luz, que são os olhos. Há diversas regiões do cérebro que reagem aos estímulos luminosos e que permitem distinguir a forma, o tamanho e a cor, entre outras informações.
Função do Sistema Nervoso
O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do próprio corpo e elaborar respostas que adaptem a essas condições.
A unidade básica do sistema nervoso é a célula nervosa, denominada neurônio, que é uma célula extremamente estimulável; é capaz de perceber as mínimas variações que ocorrem em torno de si, reagindo com uma alteração elétrica que percorre sua membrana. Essa alteração elétrica é o impulso nervoso.
As células nervosas estabelecem conexões entre si de tal maneira que um neurônio pode transmitir a outros os estímulos recebidos do ambiente, gerando uma reação em cadeia.
Neurônios: células nervosas
Um neurônio típico apresenta três partes distintas: