Ergenomia

1368 palavras 6 páginas
Introdução

O corpo humano é uma máquina complexa onde há diversas partes inter-relacionadas, (umas dependem das outras). Cada sistema, cada órgão é responsável por uma ou mais atividades. Milhares de reações químicas acontecem a todo instante dentro de nosso corpo, seja para captar energia para a manutenção da vida, para movimentar os músculos, recuperar-se de ferimentos e doenças ou se manter na temperatura adequada.

Sistema Respiratório

É o conjunto de órgãos que compreende: os pulmões, fossas nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, e os alvéolos pulmonares.
A função principal do sistema respiratório é basicamente garantir as trocas gasosas com o meio ambiente. O processo de troca gasosa no pulmão, dióxido de carbono por oxigênio, é reconhecido como hematose pulmonar, mas também ajuda a regular a temperatura corpórea, o PH do sangue e liberar água.
O ar respirado, rico em oxigênio passa pelas vias respiratórias, sendo filtrado, umedecido, aquecido e levado aos pulmões. No íntimo pulmonar o oxigênio do ar inspirado entra na circulação sanguínea e o dióxido de carbono do sangue venoso é liberado nos alvéolos para que seja eliminado com o ar expirado. O ar expirado é pobre em oxigênio, rico em dióxido de carbono e segue caminho oposto pelo trato respiratório.

Sistema Circulatório

É constituído por: coração, vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares). É o responsável através do transporte do sangue, por conduzir elementos essenciais para todos os tecidos do corpo: oxigênio para as células, hormônio para os tecidos, condução de dióxido de carbono para sua eliminação nos pulmões, coleta de excreções metabólicas e celulares, entrega de excreções nos órgãos excretores. Os rins tem importante papel no sistema imunológico na defesa contra infecções, termo - regulação: calor, vasodilatação periférica, frio, vaso contrição periférica.
Transporte de nutrientes desde os locais de absorção até as células dos diferentes órgãos.

Relacionados