monografia
CURSO TÉCNICO SEGURANÇA DO TRABALHO
ANDERSON
FABIANO DOUTEL
MARCUS STUTZ
RENATA
THIAGO
WESLEY
ESTUDO SOBRE DOENÇAS PROVOCADAS
POR ARNÊNICO, FÓSFORO E UMIDADE
RESUMO
Esse estudo visa apresentar os riscos ocupacionais envolvendo arsênico, fosforo e umidade. Para isso, item foi estudado de maneira separada, para uma melhor visualização. O arsênico mostrou-se o item mais perigoso desse estudo, sendo um elemento altamente letal. Além disso, o trabalho apresenta os principais sintomas das doenças geradas por cada assunto abordado e ações de prevenção, também foram apresentadas maneiras de prevenção.
SUMÁRIO
RESUMO 3
1 INTRODUÇÃO 5
2.0 Arsênico 5
2.2 Ocorrências de Arsênico 6
2.3 Toxicologia 7
2.4 Caso Bangladesh 8
2.5 Intoxicação Aguda 8
2.6 Intoxicação Crônica 9
2.7 Exposição Ocupacional 9
2.8 Tratamento 10
3.0 Umidade 11
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apresentar estudos sobre arsênico, fosforo e umidade. Para isso mostraremos as principais características de cada item. Abordaremos as doenças provocadas pelo arsênico, fosforo e umidade, os sintomas de cada doença, agravos à saúde. Além disso, iremos apontar os problemas gerados por esses elementos aos trabalhadores, a sociedade, ao empregador e ao governo.
2.0 Arsênico
O arsênio apresenta três estados alotrópicos: cinza ou metálico, amarelo e negro. O arsênio cinza metálico é a forma mais estável nas condições normais e tem estrutura romboédrica. É um bom condutor de calor, porem um péssimo condutor elétrico. O arsênio amarelo é extremamente volátil e mais reativo que o arsênio metálico e apresenta fosforescência à temperatura ambiente. Também se denomina o arsênio amarelo o mineral trissulfeto de arsênio. Uma terceira forma alotrico, o arsênio negro, de estrutura hexagonal, tem propriedades