fosforo
Temos que distinguir dois tipos principais de fósforo: o branco (ou amarelo) e o vermelho, que é obtido pelo aquecimento do primeiro. O fósforo vermelho é considerado bem menos tóxico e por isso é utilizado na indústria. Dois outros tipos de fósforo não tem importância industrial.
2 . OCORRÊNCIA
O Fósforo não existe na natureza sob forma livre, mas é encontrado combinado em compostos animais ou vegetais. Além disso, é encontrado em formações rochosas (Flórida - EUA, Norte da África e algumas ilhas do Pacífico).
O Homem se expõe profissionalmente ao fósforo nas operações em que este é manipulado: indústria de produtos fosforescentes, de fogos de artificio de materiais bélicos, de pesticidas, de fósforos de segurança, etc. Os compostos que contém fósforos também podem produzir intoxicações: fosfina, pentassulfeto de fósforo, tricloreto e pentacloreto de fósforo, fosfato de tricresil, etc.
3 . ABSORÇÃO E EXCREÇÃO
O fósforo pode ser absorvido através da pele, via digestiva, ou respiratória, sendo que a última é a mais importante no ambiente de trabalho. A absorção através do tubo digestivo se faz por goticulas ou ingestão, juntamente com o alimento contaminado (mãos sujas).
É importante salientar a sua solubilidade em gordura, o que facilita a absorção através da pele e tubo digestivo. Pelo mesmo motivo, não se deve administrar leite ou óleo com intuito de "neutralizar" a ação do veneno (que contenha fósforo), ingerido acidentalmente ou não.
O fósforo é eliminado através da via respiratória (vapores com odor de alho, característico), digestiva (fezes e vômitos) ou urinária (eliminados sob forma de fosfatos). O fósforo elementar é