fosforo
Pontos em discussão
Argumentos
O fósforo é um elemento essencial à vida, não é tóxico aos seres vivos, porém é o nutriente mineral que mais limita a produtividade biológica nas águas e no solo, uma vez que contribui para o processo de eutrofização, contribuindo para a proliferação de organismos aquáticos, inclusive de algas produtoras de toxinas.
A biodisponibilidade do fósforo na água INDEPENDE da origem da fonte: dejetos humanos, fertilizantes, Detergentes, dentre outras. Cerca de 80 a 86 % de TODAS as formas de fósforo sofrem hidrólise em até 48 horas, tornando-se biodisponíveis.
As formas solúveis de fósforo presentes nas águas são as biodisponíveis aos organismos aquáticos das quais, inclui-se o STPP. As demais formas, em parte, tornam-se disponíveis, dependendo da escala de tempo que influencia o estado trófico e de outros fatores para serem incorporadas à cadeia trófica.
As formas solúveis de fósforo presentes nas águas são prontamente biodisponíveis aos organismos aquáticos, das quais inclui-se o STPP. As demais formas de fósforo, em parte, também tornam-se biodisponíveis, mas numa escala de tempo maior, não sendo dessa forma prontamente biodisponíveis para serem incorporados à cadeia trófica.
As formas solúveis de fósforo presentes nas águas são prontamente biodisponíveis aos organismos aquáticos, entre as quais inclui-se o fósforo do STPP. As demais formas de fósforo, em parte, também tornam-se biodisponíveis, mas numa escala de tempo maior. No entanto, a relação fósforo solúvel/fósforo total nos corpos d´água tende a manter-se, numa faixa entre 15 a 20 %, independentemente da maior ou menor carga de fósforo.
Proposta da ABIPLA para o consenso
Como não houve consenso, Patrícia irá enviar as referências por e.mail e haverá um sub-grupo para definir a idéia.
O íon polifosfato contribui significativamente com a manutenção das concentrações de fósforo solúvel reativo quando comparado com outras formas de fósforo