administração
Outro fato relevante é a cultura brasileira, herdada do período de inflação descontrolada vivido a cerca de vinte, trinta anos atrás, onde os preços oscilavam bruscamente a todo instante do dia e a poupança remunerava da mesma forma. Esse cenário econômico refletia na insegurança e desorganização do planejamento financeiro, tornando impossível a definição de estratégias financeiras eficazes. Hoje, embora a inflação ainda exerça importante influência no valor do dinheiro, existe a estabilidade econômica, o que permite que planos sejam traçados para melhor aproveitamento das receitas obtidas.
Diante disso, é importante buscar informações atualizadas e precisas com relação a esse tema: Instituições financeiras oferecem cursos livres através dos quais é possível compreender de forma bem simples a dinâmica de mercado, a partir de uma linguagem clara e concisa. Para nós administradores, profissionais e estudantes de áreas afins, os termos financeiros são de fácil compreensão, mas para muitas pessoas leigas nesse assunto, a utilização de uma linguagem acessível é fundamental.
Muitos especialistas defendem a inserção da educação financeira nas escolas brasileiras, a exemplo de países desenvolvidos, como os Estados Unidos, para que desde a infância os brasileiros tenham conhecimentos necessários à obtenção de uma vida financeira estável, que proporcione qualidade de vida e uma aposentadoria confortável.
A base de uma educação financeira está em compreender os benefícios de poupar hoje para alcançar um objetivo em determinado prazo, para isso é necessário estabelecer as metas que desejamos atingir, ou seja, sonhos que pretendemos