1
É a ciência social que estuda de que maneira a sociedade decide (escolhe) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Ou seja, é a ciência social que estuda como a sociedade administra recursos produtivos (fatores de produção) escassos.
Os problemas econômicos fundamentais
O que e quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir?
O modo como as sociedades resolvem os problemas econômicos fundamentais depende da forma da organização econômica do país, ou seja, do sistema econômico de cada nação.
Sistemas econômicos
Os elementos básicos de um sistema econômico são:
estoque de recursos produtivos ou fatores de produção: aqui se incluem os recursos humanos
(trabalho e capacidade empresarial), o capital, a terra, as reservas naturais e a tecnologia;
complexo de unidades de produção: constituído pelas empresas;
conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais: que são a base da organização da sociedade.
Os sistemas econômicos podem ser classificados em:
Sistema Capitalista ou Economia de Mercado. É regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção;
Sistema Socialista ou Economia Centralizada ou, ainda, Economia Planificada. Nesse sistema as questões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento, predominando a propriedade pública dos fatores de produção, chamados nessas economias de meios de produção, englobando os bens de capital, terra, prédios, bancos, matérias-primas.
A curva (ou fronteira) de possibilidades de produção (CPP)
Expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em dado momento do tempo.
Suponhamos uma economia que só produza máquinas (bens de