Análise Crítica
RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS
A Responsabilidade Social é um tema em alta na atualidade que gera muita polêmica tendo em vista os aspectos conflitantes nela presente. Muitos autores trabalham com esse tema gerando assim diversas visões, retratarei nessa análise os autores Joana Garcia com o livro “O negócio do social” e Carlos Montaño em seu livro “O terceiro setor e questão social”.
A autora Joana Garcia é bem didática em seu texto, além de dar enfoque e opinião crítica acerca de assuntos polêmicos como deixar claro que “responsabilidade social” e “filantropia empresarial” não são equivalentes e por isso é equivocado a utilização desses termos como a mesma coisa.
Critica também o papel do Estado que é ineficiente e estimula práticas privatistas deixando as formas de enfrentamento da pobreza serem muito mais ações paliativas do que realmente efetivas. Retrata a sua visão complexa sobre as novas configurações do social, que reconfiguram a visão sobre pobreza, Estado e sociedade como personagens do social. Achei bem interessante o capítulo “O marketing em torno do social ou ‘de como fazer o bem com ostentação’ ” pois é exatamente isso que o setor privado realiza, ele não deixa seu foco principal que é o lucro esquecido nunca pois é nele que a empresa se sustenta, que o capitalismo se renova e assim sendo elas investem cada vez mais no marketing da empresa ou dos produtos fornecidos por ela para que haja a ligação entre estes e uma boa imagem, imagem essa de caridade, de bem sem ver a quem “teoricamente” mas na prática o interesse empresarial é o que prevalece.
Por esse motivo acho válida e muito importante a atuação da assistente social nas empresas, utilizando artifícios e métodos baseado em seu código de ética, para que as práticas sociais sejam efetivamente beneficiária para o proletariado.
O texto “O terceiro setor e questão social” é um texto de linguagem forte e articulada, acessível ao leitor que