Introdução - Arte Digital
Neste primeiro módulo vamos estudar as noções básicas do desenho, algumas técnicas e trabalhar bastante com drafts
(esboços sem acabamento) e estudos diversos do mesmo objeto.
Aprenderemos a simular o efeito de profundidade com perspectiva, luz e sombra e a decompor objetos em formas geométricas para aplicar simetrias e proporções.
Concept Art
Não se pode falar sobre desenvolvimento de jogos sem associar o processo criativo ao desenho. Desenhar é uma maneira universal de se expor idéias, discuti-las e melhorá-las. Nenhum jogo é construído sem boas concept arts para definir o rumo gráfico e a jogabilidade do mesmo.
As vantagens do desenho incluem uma visualização clara e simples de uma idéia, da qual todos podem compartilhar, independente de cultura, localização ou idioma. Estimulam o diálogo, idéias, reações, sentimentos, emoções e lembranças em quem os vê e, por isso, são de suma importância em todo e qualquer meio de comunicação, desde jornais e revistas até mesmo jogos e filmes. Nos games os desenhos são usados o tempo todo, visto que são equipes de desenvolvedores trabalhando juntos, é a melhor maneira de expressar idéias, definir padrões a serem seguidos, planejar cenas, ou seja tudo é desenhado antes, isso chamamos de Concept Art.
Concept art do game “Diablo II”.
Concept art do game “Uncharted II”.
Papel
O papel, não é apenas uma superfície para se desenhar, ele é determinante no resultado que queremos obter. O sulfite é um papel universal e que resolve para os primeiros exercícios, mas há outros papéis com maior gramatura que são melhores para trabalhos refinados e acabamentos com grafite, principalmente na hora de aplicarmos as técnicas no trabalho final. Recomendamos o papel Canson, que tem maior gramatura e é fácil de se achar. Quanto maior a gramatura do papel, mais bonito é o resultado, levando em conta a textura que ele possui. O tamanho A4 para essas folhas resolve