Análise crítica é o documentário juízo
Podemos ver no documentário “Juízo” as principais dificuldades dos operadores do direito quando se refere ao menor em conflito em como julgar e em como reabilita-los para que voltem à sociedade.
O tema discutido no documentário é objeto de discussão de vários estudiosos, dentre os quais estão os juristas, sociólogos, filósofos, antropólogos e cientistas políticos, sendo, seu estudo, objeto de grande relevância pra a sociedade.
O documentário aborda o dia a dia da Juíza Luciana Fiala e mostra como os juízes tem que estar inserido na sociedade em questão para poder então julgar um menor em conflito com lei, pois só assim é possível humanizar a justiça e conseguir adequar uma pena para esses menores. Podemos ver então que não basta a aplicação da lei, nua e crua, para penalizar e reabilitar esses jovens partindo do pressuposto que os centros de reabilitação infanto-juvenis hoje no Brasil não cumprem essa função e o estado que deveria assegurar o direito desses menores fecha o olho para esses problemas.
A luz dessa discussão, podemos ver no documentário que o atendimento aos menores em conflito com a lei é insuficiente e atrasado não contribuindo para a reabilitação do menor mais, pelo contrario, torna-o muito mais agressivo e perigoso para a sociedade.
Portanto é pertinente deixar claro há uma falta de incentivo do governo para estudar, analisar e implementar medidas sócio-educativas que realmente reabilitem esses menores em conflito para que voltem a viver em sociedade
Por isso podemos ver no documentário que os nossos juízes hoje, fazem o papel de sociedade, de psicólogo e por fim de juiz que por muitas vezes optam por penas alternativas ao invés de mandar