Comandos linux
Definição
ATM (Asynchronous Transfer Mode) tornou-se sem dúvida um “boom” em soluções para comunicação de dados. Sua primeira atração é a possibilidade de se poder trabalhar com eficiência em velocidades altíssimas, variando desde 50 Mbps até mais que 1 Gbps. Ainda mais, com a tecnologia ATM é possível aplicar comunicações tanto para tráfego LAN e WAN. Com isto, consegue-se com esta tecnologia extender sua aplicação para todos os tipos de arquiteturas. O conceito fundamental é que todos os tipos de dados (incluindo voz, dados, vídeo, fax e etc...) são colocados dentro de uma pequena célula de tamanho fixo de 53-bytes. Os primeiros 5-bytes da célula são chamados de cabeçalho (endereço, tipo de dados, e checagem de erros ) e os restantes 48-bytes da célula estão destinados ao transporte dos dados de usuários ( ex: pacotes, frames ou outro tipo de fluxo de informação ).
Célula
Com célula de tamanho fixo fica fácil desenvolver um equipamento de comutação extremamente rápido. Em contrapartida, não é fácil chavear um frame com tamanho variável, sabendo que é muito complicado projetar os buffers e o processo de extração do endereçamento do frame. Outro atrativo para esta tecnologia e que todos é que todo os tempos de transmissão destinados para cada célula são os mesmos. Esta característica permite que diferentes tipos de tráfego possam ser multiplexados e transmitidos através deste meio. Pelo motivo do ATM ser baseado em células de tamanho fixo ele também é conhecido como “cell - relay”.
Em "Redes"
Provavelmente o uso mais comum do ATM atualmente é para workgroup LANs. Esta é uma LAN na qual cada uma das workstations estão conectadas a um comutador ATM local. Um adaptador para ATM LAN é instalado em cada workstation, tipicamente esta conexão trabalha na ordem de 51 Mbps ( “OC-1”), 100 Mbps ou 155 Mbps (“OC-3”). É usada tecnologia ATM é usada para esta aplicação somente pelo