Análise Crítica das Organizações
PARTE 1
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Estrutura das organizações
“representa uma cadeia relativamente estável de ligação entre as pessoas e o trabalho que constituem a organização” Processo por meio do qual a autoridade é distribuída, as atividades são especificadas e um sistema de comunicação é delineado. Funções: ajuda a diferenciar as partes de uma organização; mantém as partes interligadas criando e reforçando relações de interdependência, previsibilidade e de hierarquia.
Processo de Construção da Estrutura Organizacional Mecanismo
Mecanismo de Diferenciação Especialização: trabalho dividido em tarefas individualizadas Horizontal: o trabalho é dividido em trabalhos discretos, individualizados.
• Caracteriza-se em extensão ou amplitude. Vertical: o trabalho é dividido em níveis hierárquicos; controle sobre o trabalho.
• Separação entre planejamento e execução. Departamentalização: agrupamento de trabalho para que as tarefas possam ser coordenadas.
Para minimizar os excessos de especialização... Mecanismo de Coordenação SUPERVISÃO DIRETA Hierarquia - Cadeia de comando Centralização - Localização da autoridade para a tomada de decisão. Amplitude de Controle – Relaciona o número de subordinados que um gerente pode coordenar de forma eficaz e eficiente.
PADRONIZAÇÃO
DIMENSÕES DA ESTRUTURA Complexidade grau de divisão ou diferenciação das atividades organizacionais