Análise crítica ao artigo “Educação para o consumo sustentável”
Introdução
O artigo em questão descreve sobre o consumo sustentável, visa mostrar a importância de consumidores responsáveis e mostrar aspectos de como o consumidor deve exigir um desenvolvimento justo e ambientalmente equilibrado. O artigo ainda descreve que o consumo está relacionado com as diferentes classes sociais, onde é preciso mudar o consumo insustentável da classe mais rica e adequar as classes mais pobres.
Essa mudança deve começar através de ensinos nas escolas, campanhas da sociedade, pela mídia, para ensinar a ter um consumo sustentável, respeitando a natureza, formando um consumidor-cidadão.
Resumo do artigo
Para ter uma mudança no consumo é preciso analisar os principais problemas ambientais proporcionado por consumo insustentável.
Dentre as principais esta a poluição do ar que é consequencia de queima de combustíveis fósseis que causa riscos a saúde humana e afeta a natureza também, como medida deve-se conscientizar o consumidor a minimizar este impacto, mudando seus hábitos como preferir outro meio de transporte que polua menos.
Outro problema que vem acontecendo é o efeito estufa que é o aumento da temperatura no planeta que pode ser minimizado através da construção de geradores alternativos de energia em indústrias, diminuir o consumo de energia elétrica, reduzir lixões através da coleta seletiva.
O consumo insustentável como a exploração de madeira, a pesca marinha, também tem modificado o ecossitema reduzindo a fauna e a flora, como medida é preciso preservar, conservar e recuperar estas áreas, evitando consumo de bens não certificados. A água um recurso importantíssimo também vem sofrendo impactos com o seu consumo excessivo e a poluição de efluentes, como medida é necessário conscientizar os consumidores sobre a importancia da água, como reduzir seu consumo e a diminuição dos poluentes nos recursos hídricos.
O consumo