Meio Ambiente
DISCIPLINA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
PROFESSOR (A)
MARIA JOSÉ SOUZA PINHO
ALUNOS
Ana Cabral
Greice Campos
Filipe Matos
Leila Santos de Jesus
Lucy Helena Silva de Jesus
Michel Menezes
Renan Lucas
SEMESTRE
2013.2
TUTOR
YVES DETHYERE BATISTA MOREIRA
VALOR:
DATA
20/09/2013
PESO
3
Análise crítica - Artigo
Análise crítica
O artigo de Zaneti e Mourão faz uma breve análise do conceito de gestão de resíduos sólidos, citando como referências as iniciativas implementadas em algumas capitais brasileiras, como Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília sem, no entanto, se aprofundar nos detalhes dessas iniciativas.
O texto começa com uma contextualização da questão ambiental frente ao desenvolvimento econômico. Faz uma crítica ao Capitalismo em sua mais nova versão:o Neoliberalismo e de certo modo, responsabiliza as indústrias e os empresários, com sua ânsia pelo lucro, pela “crescente ameaça de colapso ambiental e de esgotamento de recursos”.
Em seguida, no item 2, as autoras dissertam sobre a responsabilidade do Estado na regulação do uso adequado do solo e dos recursos naturais, passando pela Política Nacional de resíduos sólidos e.
Somente no item 3 o artigo começa a abordar o papel do cidadão na gestão adequada dos resíduos domiciliares. Nesta seção, se aborda a relação entre a comunidade organizada e o Poder Público e insere o tema da influência da Educação Ambiental sobre a mudança de comportamento necessária para a sobrevivência da nossa sociedade.
No capítulo 4 se faz uma breve discussão sobre a evolução da Educação ambiental ao longo dos últimos 30 anos, desde a Conferência de Tibsili, em 1977 até a Agenda 21, concluída em julho de 2002. O tema continua em evidência na seção 5, onde se faz uma análise da importância do conceito dos três “R” (Reduzir, Reutilizar, Reciclar), em sua devida hierarquia e como, sob o ponto de vista das autoras, essa hierarquia hoje não é respeitada, pois a reciclagem