TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO EM SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE
1. Introdução
Na sociedade atual existe uma grande necessidade de desenvolvimentos tecnológicos, porém com a velocidade que a tecnologia está se desenvolvendo vem agredindo o meio ambiente. Portanto, pensa-se em desenvolver novas tecnologias com base na proteção do meio ambiente, para assim criar-se um equilíbrio entre a tecnologia e o meio ambiente (OLIVEIRA, 2009).
O lixo tecnológico é composto por celulares, TVs, impressora, computadores e seus periféricos, ou seja, tudo aquilo que é gerado a partir de aparelhos eletrônicos. No mundo já existem leis que determinam a trajetória do lixo tecnológico. Porém, no Brasil a Lei de resíduos sólidos, da qual faz parte esta classificação de lixo, ainda está em processo de análise para votação (CRISTIANI, 2009).
1.1-Objetivo
Nosso objetivo principal é através de um software conscientizar os usuários sobre a necessidade de novas tecnologias que contribuam para a redução de consumo de energia, de reciclagem e de descarte do lixo eletrônico trazendo uma interface diferenciada. Com isso software mudará a interface visual do computador de seus usuários trazendo informações em formas de lembretes.O programa terá também como função desabilitar recursos não necessários de acordo com usuário possibilitando a economia de energia.
1.2 – Problemática
Com o crescimento da inclusão digital e o aumento da facilidade de se adquirir um computador nos dias atuais, falta educação e conscientização dos seus usuários equivalente a proporção de seus consumidores. A estimativa é de que, no mundo, 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são geradas por ano e o Brasil abandona 96,8 mil toneladas métricas de PCs, trazendo assim danos ao meio ambiente e a saúde pública. (CHADE, 2010) Com base nesses dados, esta pesquisa pretende desenvolver um programa de educação aos usuários trazendo informações compatíveis com todos os tipos de consumidores tecnológicos.