Análise critica sobre titulo de capitalização
Após a realização deste trabalho, analiso o Título de Capitalização como não sendo um investimento, pois para o consumidor, é mínima a rentabilidade, principalmente se compararmos com a caderneta de poupança.
O Título de capitalização é remunerado através da TR (Taxa Referencial – uma taxa variável), e já a caderneta de poupança é remunerada pela TR + uma taxa fixa de aproximadamente 6% ao ano, o que é bem mais vantajoso.
Claro que, para pessoas que não têm a intenção real de guardar dinheiro, e que goste de sorteios, é interessante e é um meio “divertido” de usar o dinheiro para determinado fim (o sorteio) e ainda no final do prazo terá o mesmo valor ou rendido algo mais do que foi investido. É interessante também para quem quer ter uma disciplina de ter que guardar um dinheiro todo mês, visto que no título de capitalização é obrigatório o pagamento mensal, que normalmente é debitado em conta, e já na caderneta de poupança é livre da obrigatoriedade do pagamento, e por isso muitas vezes as pessoas “relaxam” com os depósitos, ficando por vários meses sem juntar um dinheiro.
Quem mais ganha com o título de capitalização é o banco, que por sua vez iludem seus clientes dizendo que podem investir seu dinheiro e ainda participar de sorteios de vários prêmios. Muitas vezes acontece a venda casada, por exemplo, quitação de uma dívida antiga que o banco oferece um bom desconto, mas o cliente tem que investir determinado valor em titulo de capitalização, que mesmo sendo proibido por lei, ainda é muito praticado, principalmente com clientes que não possuem muito conhecimento e se “deixam levar” por falsas informações (do banco).
Thaiane Zequinelli Araujo