Lazer
CAPÍTULO 01: Prática educativa, pedagógica e didática.
O trabalho docente é uma das modalidades específicas da prática educativa mais ampla que ocorre na sociedade, a educação é um conceito amplo que se refere ao processo de desenvolvimento unilateral da personalidade, envolvendo a formação de qualidades humanas, físicas, morais, intelectuais, estéticas, tendo em vista a orientação das atividades humanas na sua relação com o meio social. A didática é o principal ramo dos estudos da pedagogia, investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e de ensino, a ela cabe converter objetivos sócio-políticos e pedagógicos com objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos. O caráter pedagógico da prática educativa se verifica como ação consciente, intencional e planejada no processo de formação humana, através de objetos e meios estabelecidos por critérios socialmente determinados e que indicam o tipo de homem a formar para qualquer sociedade, apartir daí, a pedagogia pode dirigir e orientar a formulação de objetivos e meios do processo educativo. A formação do professor abrange, pois, duas dimensões: a formação teórico-científica e a formação técnico-prática, a formação do professor implica, numa contínua interpretação entre teoria e prática, a teoria vinculada aos problemas reais posto pela experiência prática e a ação prática orientada teoricamente.
CITAÇÕES
“Não há sociedade sem prática educativa nem prática educativa sem sociedade” (p.17).
“A educação é um fenômeno social e universal, sendo uma das atividades humanas necessária à existência e funcionamento de todas as sociedades.”(p.16).
COMENTÁRIO A sociedade necessita cuidar da formação do individuo, auxiliando no desenvolvimento de suas capacidades físicas e espirituais preparando-os para uma vida ativa e transformadora, no primeiro capitulo Libâneo trata os temas da prática