ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE DOIS PERÍODOS
Discente: Raimunda de Fatima Gomes Silva RA - 9784447247ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE DOIS PERÍODOS
Tutor à distância: Mª Elisa Cleía Pinheiro Rodrigues Nobre
São Luís, 20 de setembro de 2014.
Introdução
O presente trabalho é um Desafio Profissional proposto pelo setor acadêmico do curso Serviço Social-2014, da faculdade Anhanguera Educacional, o qual nos leva a refletir sobre as diferentes maneiras de atuação dos profissionais do Serviço Social em diferentes momentos históricos, mais precisamente os anos 80 e 2000. É objetivo deste trabalho, elaborar uma análise comparativa estabelecendo qual a diferença entre a atuação profissional dos Assistentes Sociais citados nas situações descritas no Desafio.
Está organizado em uma só parte, onde contem uma análise comparativa de dois períodos onde serão abordadas as diferentes maneiras de atuação dos profissionais do Serviço Social nos respectivos anos em que foram graduados.
A metodologia usada foi a de pesquisa bibliográfica, enriquecida com artigos retirados da internet.
.
ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE DOIS PERÍODOS
A década de 80 no Brasil foi marcada por várias mobilizações sociais e depois de anos de repressão, devido ao regime militar, o povo resolve sair às ruas para reivindicar que o processo de redemocratização da sociedade fosse respeitado e assim ter direito de participação politica. Com essa organização popular, surgiram movimentos que mudaram a historia do Brasil.
Vale ressaltar, que um dos movimentos com mais expressividade foi o das DIRETAS JÁ, que tinha como objetivo buscar o direito do povo de eleger através de eleições diretas o Presidente da República. É nesse momento que o serviço social, tendo como base a teoria social de Marx, se auto avalia e faz uma análise critica a cerca de sua atuação profissional, definindo assim, sua inclusão no mundo do trabalho e novas estratégias começam a compor sua prática profissional, tais como: Educação Popular,