Economia
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E RELAÇÕES INTERNACIONAIS
DISCIPLINA: ECONOMIA INTERNACIONAL
PROFESSOR: FERNANDO SEABRA
ACADÊMICOS: JOÃO PAULO RECO DE OLIVEIRA ÁTELA LUIS STAUDT BAUERMANN
AVALIAÇÃO DA VANTAGEM COMPARATIVA REVALADA DE COMPRESSORES PARA EQUIPAMENTOS REFRIGERADORES BRASILEIRO E ALEMÃES DE 2008 A 2010.
Florianópolis
Março de 2012
INTRODUÇÃO
O trabalho em questão tem por objetivo analisar o índice de vantagens comparativas do Brasil e da Alemanha entre os anos de 2008 a 2010 para a exportação de compressores para equipamentos refrigeradores, nos respectivos anos. Inicialmente apresentaremos uma revisão teórica sobre comércio, mais especificamente sobre os conceitos de vantagens absolutas, desenvolvido por Adam Smith, vantagens comparativas, propostas por David Ricardo e vantagens competitivas, de Porter, focando na diferenciação dessas teorias e sua aplicabilidade às relações comerciais. Veremos que ambos os autores buscaram desenvolver interpretações para sugerir às nações quando é vantajoso ou não praticar o comércio exterior. O que a princípio parece algo simples, é na verdade bastante contraditório e complexo, como pode ser visto na discordância entre as teorias destes autores.
Na seção 2, serão tratados os retrospectos das exportações brasileiras e alemãs no período analisado e os possíveis determinantes das variações apresentadas. Uma breve análise da conjuntura econômica daquele período, aliada a alguns conhecimentos macroeconômicos possibilitou-nos encontrar algumas justificativas para as oscilações nos valores exportados. A terceira seção é composta por uma análise mais específica sobre as exportações de compressores para equipamentos refrigeradores do Brasil e da Alemanha. A opção por esta mercadoria decorre do fato de ela ser um item importante na pauta de exportação de ambos os países, especialmente do Brasil, onde