Análise bibliográfica
Justificativa
Azevedo, Antonia Cristina Peluso de Brinquedoteca no diagnostico e intervenção em dificuldades escolares/Antonia Cristina Peluso de Azevedo—Campinas, SP: Editora Alíne. 2011. Edição especial.
Este livro é composto por quatro capítulos, sendo que o primeiro aborda dificuldades de aprendizagens e a importância da brinquedoteca.
Este material será de grande valia, pois retrata a importância da brinquedoteca, é um espaço privilegiado para que o brincar e o aprender aconteçam. Aprender envolve complexos processos de natureza psicológica e neurológica indicando o perfil individual do aluno, condições e oportunidades socioculturais e econômicas em que o educando interatuando com o aluno auxiliando na dificuldade de aprendizagens é através da avaliação que podemos diagnosticar habilidades, identificar as causas dos problemas de aprendizagens e replanejar o trabalho com base nos resultados alcançados favorecendo e estimulando no desenvolvimento individual, a avaliação deve atuar como forma de possibilitar o crescimento do aluno, de modo que ele aprenda a se alto avaliar.
Kishimoto, Tizuko Morchida
O jogo e a educação infantil / Tuzuco Morchida Kishimoto - São Paulo: Cengage Learning, 2008.
Este livro é composto por três capítulos, o segundo capítulo inicia o histórico sobre a construção do termo jogo educativo. Essa perspectiva esclarece o sentido desse termo, que se expande no seio das instituições infantis. Considerando alternativas adequadas para fortalecer os processos interativos e enriquecer a cultura infantil.
Mialaret e Vial (1981, P.204) entendem que a criança, que brinca livremente passa por um processo educativo espontâneo e aprende sem constrangimento de adulto, e interação com seu ambiente. Se a criança age livremente no jogo de faz-de-conta dentro de uma sala de educação infantil, expressando relações no seu cotidiano, a função pedagógica será garantida pela organização do