Análise ambiental
Córrego localizado próximo ao terreno vazio citado acima
As imagens acima foram tiradas no bairro onde resido, onde com frequência encontramos esse tipo de situação, podendo levar a contaminação do solo e de riachos, córregos, localizados próximos a esses locais. Baseado nessas imagens é que o texto a seguir foi construído.
O lixo depositado em lixões a céu aberto ou em terrenos baldios atrai ratos, baratas, moscas, mosquitos, formigas e escorpiões, entre outros, podendo transmitir doenças como diarréias infecciosas, parasitoses, amebíase etc. Pode ainda permitir o desenvolvimento de larvas de mosquitos vetores de doenças como a dengue e a leishmaniose. Além disso, quando os lixões estão localizados próximos a aeroportos, podem atrair pássaros diversos, principalmente urubus, capazes de provocar acidentes aéreos.
Sabemos que parasitas são vermes ou protozoários que se alojam em nosso organismo, se alimentam de sangue ou do conteúdo intestinal e causam uma série de prejuízos, às vezes irremediáveis.
Cada tipo de parasitose tem a sua própria maneira de contaminação. A maioria delas pode ser evitada por medidas simples de higiene e limpeza. Algumas necessitam de cuidados específicos. Abaixo segue a descrição das formas mais comuns de contaminação por parasitas existentes em locais sem depósito de lixo e esgoto adequados e sua possível prevenção.
A contaminação fecal-oral é a maneira mais simples e mais comum de infestação. Os ovos dos vermes e os cistos dos protozoários são eliminados do organismo através das fezes. Quando os ovos ou os cistos são ingeridos com a água ou a alimentação, os parasitas ativos encontram condições propícias para o seu desenvolvimento e a infestação do novo organismo hospedeiro. Para evitar-se este tipo de parasitose, são importantes:
- O tratamento adequado das fezes. O saneamento básico é fundamental. A utilização do vaso sanitário conectado à rede de