Anulação humana para afirmação do divino
Professor: Chessman
Disciplina: Filosofia do Direito
Alunos(as):
A anulação do homem para afirmação do divino
Crato - Ceará
Apresentação
Este trabalho visa uma análise da antítese anulação e afirmação, baseado no conceito de religiosidade dos romeiros na cidade de Juazeiro do Norte. Observando que apesar da dualidade do caso é cada vez mais nítido que o homem, aplica como algo extravagante o que se diz respeito à materialização do seu direito: Boas pousadas, alimentação e transportes de qualidade.
Homem este que se baseia no divino, anulando-se como matéria, indivíduo, para torna-se cada vez mais espírito intacto perfeito aos olhos de Deus e da igreja. Formando um corpo imaginário que não sofre, não se abate e não obstante é fruto de um ópio, que faz parte de uma afirmação sobrenatural.
Desenvolvimento
A necessidade de uma figura com caráter humano, religioso e político, faz do Padre Cícero um dos maiores ícones do nordeste. Sua figura controversa, ainda hoje faz suscintar a fé nas pessoas, que apesar das classes sociais diferentes, observam naquele homem, de estatura pequena e traços comuns, algo divino.
A uniscidade dos aspectos faz deste “santo” um diferencial, algo concreto na história, na memória e na vida daqueles que acreditam. A ideia da fé como algo circunstancial revela ainda indivíduos presos, a algo inexistente, impalpável, que, porém, faz-se necessário ao sertanejo, ao empresário, ao advogado que, não obstante, peregrina rumo à Juazeiro para renovar um sentimento de dever cumprido e de renovação de espírito.
A romaria é um fenômeno religioso em que pessoas de todos os lugares, saem de suas cidades para locais onde há grande elevação e fervor religioso. Destes locais, um dos mais visitados é Juazeiro do Norte, por seu maior motivo: é o Padre Cícero.