UCP
Teoria do Conhecimento
Thais Melegario de Carvalho
Questionario Gnosiologia Realista
1)Ceticismo é um estado de quem duvida de tudo, de quem é descrente. Um indivíduo cético caracteriza-se por ter predisposição constante para a dúvida, para a incredulidade.
O ceticismo é um sistema filosófico fundado pelo filósofo grego Pirro (318 a.C.-272 a.C.), que tem por base a afirmação de que o homem não tem capacidade de atingir a certeza absoluta sobre uma verdade ou conhecimento específico.
2) Epoché ou Redução Fenomenológica signfica colocar " entre parênteses " a atitude natural, ou seja, suspender todo e qualquer juízo sobre o mundo natural.
3)Alcance distinto,
4) Pirronismo – Pirron de Ellis; Probabilismo – Arcesilau e Carneades; Fenomenismo – Enesidermo de Cnossos; Empirismo – Sexto Empirico.
5) 1 A diversidade de opnioes humanas e as contradições dos filofos; 2 O erro e a Ilusão; 3 A relatividade do conhecimento; 4 O circulo vicioso.
6) Alguns aceitam estas razoes sofisticas por falta de conhecimentos, não sabem como contradita-las; ao não poder solucionar as dificuldades dos céticos, aceitam as suas conclusões.
7) Por que a atitude cética atenta contra os princípios de não contradição, como por exemplo na Logica.
8) Os raciocínios deste tipo são meramente argumentativos e demonstrativos, já que esta suposta argumentação teria que supor o que se pretende demonstrar ou seja o ser não é o não-ser. A única saída para o circulo vicioso seria o processo ao infinio.
9) Por que uma mesma coisa ao degusta-las a uns parece amarga e a outros doce, Assim pois não fica claro qual delas é verdadeira, pois não são verdadeiras mais umas que as outras, mas igualmente verdadeiras.
10) Numa pessoa normal o habitual é a percepção adequada e o erro dos sentidos é o raro. Os sentidos por si são sempre verdadeiros. Podem equivocar-se somente por acidente nos sensíveis comuns e unicamente por indisposição dos sensíveis próprios.
11) Por que é uma teoria que esta