Antropologia
Curso de Direito
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
O IDOSO BRASILEIRO
Relatório de Pesquisa de campo apresentado como resultado de atividade extensionista interdisciplinar.
GOIÂNIA, 2013
Sumário
Introdução
É considerado idoso o indivíduo com 65 anos de vida. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a população de idosos no Brasil vem aumentando cada vez mais devido ao avanço no campo da saúde e à redução da taxa de natalidade. Podemos dizer que no Brasil, a população de idosos chega a 10% do total, cerca de 23 milhões, o dobro da população de Portugal, quatro vezes a da Croácia e o mesmo que a população de Moçambique e Angola, sendo que esse número só tende a crescer. Até o ano de 2030, o Brasil passa a ocupar o 4º lugar na lista dos países com maior crescimento no número de idosos no mundo. A participação da 3ª idade chegará a se igualar aos dos jovens. Infelizmente, essa população não tem tido seus direitos e tratamentos adequados, tanto por parte do governo como da sociedade. O velho é considerado inútil, e um estorvo para a sociedade. O descaso do governo é enorme e muito pouco é feito para que a população acima de 65 anos viva dignamente, principalmente, por que “velho” não tem obrigação de votar.
OBJETIVOS
O presente trabalho tem como objetivo mostrar o abandono do idoso pela sociedade e governo. Através de entrevistas, saber como é o dia-a-dia, se sofrem preconceito, o papel dos familiares e dos órgãos governamentais na vida de cada um e o que podemos fazer para tentar minimizar o sofrimento de alguns.
QUADRO REFERENCIAL TEÓRICO
O idoso do século XXI é muito diferente do século passado. Aos 70 anos, ainda encontramos pessoas trabalhando, ativas, aparentemente mais jovens e com o corpo e mente saudáveis. A aposentadoria não fez com que a terceira idade ficasse em case sem o que fazer. A idéia de aposentar, para alguns, significa o recomeço de uma nova etapa, onde poderá se dedicar ao