Antropologia
1º) No século XVI, Monteigne refere-se aos índios como ‘’bárbaros’’. Em que sentido, o ensaísta francês utilizou tal adjetivo? Qual a comparação que ele faz com a nossa sociedade?
R: Para os europeus os costumes do selvagem como a nudez, os comportamentos alimentares, uma língua ininteligível, fugia totalmente das regras da razão, motivo pelo qual o nome ‘’bárbaros’’. Para Monteigne os nativos eram menos cruéis do que os europeus.
2º) Correlacione as imagens que os europeus faziam do selvagem, que oscilam entre os pólos de um verdadeiro momento pendular. Ora bom, Ora mau. Explique-os.
R: Os europeus consideram mau o selvagem pois eles não acreditavam em Deus, não tendo alma, não tendo linguagem é aprendido nos modos de um bestiário. Ora viam o selvagem como bom, pois tinham uma vida que se passava docemente, seu ideal era viver em comum, sem processo, contentar-se de pouco sem avareza.
3º) Qual a relação da antropologia com as outras ciências? Cite exemplos.
R: As outras ciências são a base do estudo da antropologia. Filosofia, Sociologia.
4º) O que é o ‘’conceito de homem’’ ao qual Laplantine se refere e porque ele não existia antes do século XVIII?
R; Não apenas enquanto sujeito, mas enquanto objeto do saber, abordagem totalmente inédita, já que consiste em introduzir dualidade característica das ciências exatas( o sujeito e o objeto observado) no coração do próprio homem.
5º) Tente explicar o paradoxo do universalismo em opisição ao relativismo.
R: Para os universalista todos nós seres humanos nascemos iguais como uma tábua rasa, já para os relativistas nossas experiências nos tornam diferentes.
6º) Qual o critério essencial para saber se convém atribuir-lhes um estatuto humano aos nativos na época da descoberta da América? Justifique.
R: O critério utilizado foi o religioso. Pois para os viajantes para ser considerado um ser humano tinha que possuir alma e o pecado original também lhes diz