Antropologia
Faculdade Bezerra de Araújo
Graduação em Enfermagem - 1ª Período - Tarde
Disciplina: Antropologia
Professor: Domingos de Castro
Componentes:
Amanda Caetana Queiroz
Danielle da Silva Demetrio
Hyago Henriques Soares
Roberta Vasconcellos C. de Miranda
Samara Simões Matos
Thais Fonseca Posse
O Mal-Estar da Pós-Modernidade em Zygmunt Bauman
Zygmunt Bauman é um sociólogo polonês, que lecionou em grandes universidades, como a de Leeds na Grã-Bretanha, e também foi ganhador de alguns prêmios. Bauman é autor de diversos livros e artigos ligados a sociologia e a filosofia. Entre eles o livro “O Mal-estar da Pós-Modernidade”, onde ele fala a respeito da liberdade e da segurança no mundo pós-moderno (de 1960 até os dias atuais), aonde a segurança é ameaçada devido aos avanços da sociedade.
O pós-modernismo, ou Modernidade Líquida, como Bauman o nomeou, seria o desenvolvimento do modernismo, não necessariamente de modo positivo. Segundo Bauman, a liberdade e a segurança são fatores indispensáveis para se ter uma vida feliz e equilibrada. Porém, manter o equilíbrio entre esses dois fatores é uma das tarefas mais difíceis que existe, pois conforme Freud dizia: “É necessário dar algo de valor para receber algo de valor”. No modernismo Freud disse que havia mais segurança e menos liberdade, já no contexto pós-modernista, Bauman disse que se tem menos segurança e mais liberdade. O mundo moderno era mais ligado a razão, tudo tinha um objetivo e uma causa, era bastante tradicional. Assim, se tinha mais segurança, pois o mundo era mais previsível, e se tinha uma noção do que iria acontecer.
O consumo já nasce com o indivíduo, e seria o ato adquirir bens para atender as necessidades básicas do indivíduo, como casa, alimentação, saúde, educação e lazer. Já o Consumismo, para Bauman, é um atributo da sociedade, assim, ele vai além da necessidade, é o excesso de produtos, coisas que muitas vezes não fazemos uso, ostentação. O consumismo é