antropologia
A Antropologia tem dimensões biológicas, sócio culturais e filosóficas, tendo toda investigação valendo-se do métodos comparativos em busca de respostas a uma infinidade de perguntas, na tentativa de compreender as semelhanças e as diferenças físicas, psíquicas, nas manifestações culturais do comportamento e da vida social entre grupos humanos (o indivíduo pode ter um comportamento individual, mas o mesmo indivíduo pode ter outro comportamento em grupo), isto porque o homem é diferente da natureza. Como ciência do biológico e do cultural tem como objeto de estudo o homem e suas obras. Ex: O estudo do homem fóssil, suas mudanças evolutivas, sua anatomia e suas produções culturais.
Quais são os elementos mais relevantes da teoria de Max Müller sobre a origem da Religião?
A religião deve originar-se de um conhecimento sensorial, isto é, deve ter origem em uma experiência concreta.
Os seres humanos sempre tiveram certa intuição do divino ou uma ideia do infinito.
A partir desses dois pressupostos, Müller chegou à conclusão de que a ideia de infinito, inerente ao ser humano, encontra sua explicação espontânea nos grandes fenômenos e objetos da natureza, como a aurora, a noite, a floresta, o sol, o céu, o fogo etc. Isso ocorreria pela grandiosidade dos fenômenos da natureza, pela maravilha e surpresa que provocam nos seres humanos de todos os tempos.
Quais seriam os pontos centrais da teoria de Tylor para explicar o fenômeno religioso?
Em primeiro lugar, existe a ideia de ‘alma’, que está na origem da religião.
Da ideia de ‘alma’, lentamente se passou à ideia de ‘espírito’, que, ao longo do tempo, tornou-se objeto de culto.
A ideia de ‘espírito’ multiplicou-se, incluindo muitos espíritos.
Em um certo ponto da história primitiva, um espírito teria sobressaído aos outros, Por que a magia, segundo Frazer, seria essencial para explicar a Religião?
A magia seria esclarecida, então,