Antropologia
1) A maior parte dos autores concorda que os fatores biológicos atuam no desenvolvimento e funcionamento do psiquismo humano. Neste caso, não se está falando dos processos que nos distinguem dos animais, afinal, as demais espécies de seres vivos também sofrem a influência de sua base orgânica em seu desenvolvimento e funcionamento psíquico elementar.
2) Como segundo conjunto de fatores, destacam-se os que se constituem a partir da ontogênese, onde as condições ambientais atuam na experiência de cada ser vivo transformando a base hereditária e estabelecendo comportamentos fundamentais à manutenção da própria existência. No caso dos seres humanos, tais processos são representados pelas capacidades que envolvem a garantia de condições adequadas à sobrevivência frente às constantes mudanças ambientais. Vale dizer que ainda se está tratando de questões comuns entre animais e seres humanos e, portanto, depurando a noção de humanidade como espécie homo sapiens.
3)
4) Há, contudo, um terceiro conjunto de fatores que representam os processos que determinam o aparecimento e a formação das capacidades exclusivamente humanas. Tais processos não se produzem nem como resultado da atuação de fatores endógenos nem são estritamente o produto da experiência individual. Em realidade, esses processos são o resultado da apropriação, por parte dos sujeitos, das conquistas culturais da humanidade por diferentes gerações e que constituem tudo o que diz respeito à condição humana. A característica fundante dos seres humanos, portanto, é o fato de não se adaptarem à realidade, como o fazem os animais, mas dela se apropriarem ativamente, de torná-la própria. Isso é possível porque desde que nasce a criança está