Antropologia
1. O CONTEXTO GERAL DA ANTROPOLOGIA SOCIAL E CULTURAL
Antropologia – Ciência que estuda o homem e a humanidade, abrangendo todas as suas dimensões Sociedade – Conjunto de individuos de ambos os sexos e de todas as idades, agregados de forma mais ou menos permanente e submetidos a um tipo de civilização comum.
• Guy Rocher – “uma sociedade é uma multiplicidade de interacções de sujeitos humanos que compõe o tecido fundamental e elementar da sociedade, conferindo-lhe ao mesmo tempo experiência e vida”.
SOCIEDADE É COMPOSTA POR:
•
Grupos sociais – Conjunto de pessoas pertencentes a uma mesma sociedade, que se relacionam com a finalidade de alcançarem objectivos comuns
• Grupos informais – Número de indivíduos reunidos em determinado local, com uma finalidade individual aleatória e provisória. Não estão inseridos no grupo social
• Grupos domésticos – Pequenas sociedades formadas por um número reduzido de individuos, vivendo num território por eles apropriado e obedecendo a um certo número de regras e unidos por laços de parentesco.
• Grupos Primários ou Elementares – Grupos pequenos e restritos com relações íntimas, e essenciais para o desenvolvimento e socialização do indivíduo (ex.: família)
Henry Mendras – “são aqueles que se caracterizam pela associação e colaboração íntima de homem a homem. São Primários sobretudo no sentido em que são fundamentais para formar a natureza e os ideais sociais do indivíduo”. Para Henry Mendras, “grupo elementar” é equivalente a “grupo primário”
(Henry Mendras) – “as colectividades das várias aldeias, representam assim sistemas sociais dotados de subsistemas próprios, interrelacionando-se no seio de um super-sistema englobante, neste caso o país”
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS QUE REGULAM A VIDA SOCIAL
1. Parentesco – Princípio activo que regula todas as relações sociais ou a maior parte delas Evans-Pritchard – “Se deseja viver com os Nuers, deverá fazê-lo à maneira deles; deverá tratá-los como uma espécie de parentes e eles