antropologia
Dados históricos.
Até 1911 a china foi uma potência imperial onde o imperador reinava acima de tudo.
O império chinês era uma sociedade hierárquica com lideres permanentes. Na administração desse império eles tinham funcionários com muitos conhecimentos chamados de mandarins. Sua ideologia era o confucionismo que é um conjunto de pensamentos, regras, e rituais sociais desenvolvidos pelo filósofo k`ung -fu-tsu ( na forma latina significa CONFUCIUS). Confúcio também criou normas para vida religiosa, para os sacrifios e os rituais.
O confucionismo era praticado pela elite e pelas classes dominantes, ele nunca se espalhou sobre as classes mais baixas. Assim também era o imperador ele ficava em seu palácio em Pequim afastado das pessoas mais pobres dos camponeses e trabalhadores. A religião dos pobres era adoração dos espíritos a magia traços de outras religiões.
Confúcio ( 551-479) 72 anos.
Não podemos afirmar, mas Confúcio nasceu pobre, porém sua família antes tinha dinheiro. Ele recebeu uma boa educação e se tornou um grande sábio atraindo muitos discípulos. Quando ele falava de ética e filosofia social todos paravam para ouvi-ló. Seu único problema foi que ele não registrou nada a seu respeito tudo que sabemos de Confúcio foi escrito pelos seus discípulos.
Tradição confuciana.
Após a morte de Confúcio a china teve um efeito decisivo no seu desenvolvimento, porque os discípulos de Confúcio começaram a espalhar e ampliar suas ideias. O confucionismo se tornou uma religião estatal da china. Atacando outras religiões como o budismo e o taoismo. Foram construídos templos a Confúcio onde ofereciam sacrifício na primavera e no outono.
Confucionismo atitude sócia e humana.
Confucio pregava basicamente que todos teriam de se adaptar a uma ordem social capaz de desenvolver a tranquilidade no país. Dessa forma ele codificou uma série de cinco relacionamentos que fazem com que o individuo reconheça seu papel na sociedade que são: governante – súdito,