antropologia
Atividade de Antropologia Organizacional
Curso de Administração - sala T24
Prof. Edvaldo
Aluno: Marcello Santos de Oliveira
POR UMA ANTROPOLOGIA DA CONDIÇÃO HUMANA NAS ORGANIZAÇÕES
1- Porque o autor considera o comportamento organizacional um corpo heterogêneo?
R) Por que é composto de diferentes campos de estudos: das relações humanas, de ramos da psicologia industrial, da sociologia e de teorias, tais como: das organizações , da dinâmica de grupos, etc...
2- Identifique os problemas existentes na formação do administrador e as conseqüências advindas da formação inadequada do ponto de vista da relação humana.
R) O quantitativismo, a rigidez, o elevado grau de especialização , o antiintelectualismo, o economismo, a incultura, a falta de consciência histórica são alguns problemas existentes na formação de administradores tendo como conseqüências organizações obcecadas pela eficácia, pela produtividade, pela busca do rendimento a curto prazo. É um mundo dominado pela racionalidade instrumental e por padrões econômicos rigidamente determinados, onde os homens e mulheres que o povoam são, na maioria das vezes, recursos, como ferramentas e equipamentos.
3- O que constitui a unidade fundamental do ser humano e como é possível identificá-lo?
R) “A concepção de um ser humano Homo economicus”. Identifica-se pelas perspectivas simplistas, mecânicas, instrumentais, elitistas, utilitaristas e universalistas.
4- Porque é necessário compreender o homem como unidade singular? O que isso representa do ponto de vista da sua totalidade?
R) O homem é único e enquanto individuo isto nos faz singular. É essa existência singular do indivíduo que lhe confere sua especificidade. Todos, individualmente, possuímos pensamentos consciente. Cada individuo carrega consigo o formato inteiro da humanidade. Um ser genérico que se encarna sempre em um ser concreto. Temos ao mesmo tempo o genérico e o especifico.
5- Como se dá o