antropologia
A policia de segurança pública é uma força de segurança Portuguesa com as missões de defesa da legalidade democrática,de garantia da segurança interna e de defesa dos direitos dos cidadãos.Apesar de ter muitas funções a policia de segurança pública é sobretudo conhecida por ser a força de segurança responsável pelo policiamento fardado e ostensivo nas grandes áreas urbanas de Portugal,estando o policiamento das áreas rurais reservado normalmente á Guarda Nacional Republicana,pela sua grande visibilidade aos olhos do público a policia de segurança pública se tornou – se a policia por excelência em Portugal.
Áreas de actuação:
A Policia De Segurança Pública atua nas seguintes áreas funcionais:
Policia Preventiva : incluindo a prevenção da criminalidade geral e organizada,prevenção do terrorismo,garantia da segurança de pessoas e bens,ao nível da pequena criminalidade em áreas que não estejam reservadas a policia judiciária.
Ordem Pública: normalmente através da utilização de unidades especiais tais como o corpo de intervenção e o grupo de operações especiais.
Policia Administrativa : incluindo a execução dos atos administrativos emanados da autoridade competente e algumas matérias de licenciamento administrativo.
Competências Exclusivas : incluindo o controle de armas ,munições e explosivos que não pertençam as forças armadas e de segurança e a garantia da segurança pessoal de altas entidades nacionais e estrangeiras e de outros cidadãos sujeitos á ameaça relevante.
Competências Especiais: incluindo a segurança aeroportuária e a proteção de missões diplomáticas e internacionais.
Programas Especiais:incluindo escola segura,idosos em segurança,comércio seguro,verão seguro,violência doméstica e atualmente o programa integrado de policiamento de proximidade.
Organização:
A policia de segurança pública depende do Ministério De Administração Interna sendo chefiada por um diretor nacional e abrangendo os seguintes órgãos:
Direção