Antropologia
1. Demonstre que crimes foram cometidos por Édipo, sob a ótica do direito grego e do direito brasileiro. (0,25)
No direito grego Édipo cometeu os crimes de parricídio e incesto. Já no direito brasileiro o crime cometido por Édipo foi de homicídio.
2. Como o autor desenvolveu na obra “Édipo”, o conflito entre a vontade divina e a vontade humana. (0,25)
Na obra o autor deixou bem claro que a vontade divina sempre prevalecia sobre a vontade humana, um exemplo disso é quando os reis se dirigiam até os deuses para saber suas vontades, suas respostas sobre determinados assuntos.
3. Segundo a obra “Antígona”, ressalte como se processou a convivência entre as normas divinas e as normas humanas.(0,25)
Na Grécia o sepultamento era uma honra para os homens bons, como forma de obter a glória, um bem, uma forma de ser bem recebido no outro mundo e o Creonte aplicou uma norma dizendo ser divina, mas Antígona discordava dessa norma, pois ela não acreditava que essa fosse divina, pois se fosse teria sido dado um enterro justo aos dois. E essa norma era tão somente uma vontade humana dele Creonte no sentido de castigar Polinices por considerar este um traidor.
4. No âmbito do direito grego e do direito brasileiro, evidencie se a conduta praticada por Antígona, no tocante a desobediência da norma aplicada pelo rei Creonte, no que se refere ao sepultamento de seus irmãos, foi legal ou ilegal. Justifique sua resposta. (0,25)
Ao meu ver a conduta praticada por Antígona foi legal, pois ela acreditava que a norma aplicada por Creonte não era uma vontade divina e sim uma vontade humana. No ordenamento jurídico brasileiro a norma divina não tem validade jurídica.
Aluna: Bárbara Alves Maia