Antropologia
São o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e para a integração do indivíduo na sociedade. O assistente social trabalha com a questão da exclusão social, acompanhando, analisando e propondo ações para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos. Cria campanhas de alimentação, saúde, educação e recreação e implanta projetos assistenciais. Em penitenciárias e abrigos de menores, propõe ações e desenvolve a capacitação para a reintegração dos marginalizados. Em órgãos públicos, formula projetos e políticas que atendam aos segmentos excluídos da sociedade. Em empresas, realiza campanhas de segurança no trabalho e acompanha funcionários nas questões de saúde, finanças, sociais e familiares. É obrigatória a inscrição no Conselho Regional de Serviço Social para o exercício da profissão.
Palavra do Profissional
Assistência Social é um direito de saúde e educação
Eu me formei em Serviço Social em 2010. Trabalho em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que faz parte do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A assistência social é um direito, assim como a saúde e a educação. Atendo famílias e grupos em situação de vulnerabilidade social, que trazem questões como violência doméstica e desemprego. Presto orientações e realizo encaminhamentos para fortalecer a consciência das pessoas como cidadãos e os vínculos familiares e comunitários. No CRAS, trabalhamos em equipe multiprofissional, para planejar ações e analisar indicadores sociais, e em rede com outras políticas, programas e instituições. Renato de Oliveira Teixeira, 29 anos, de São Paulo (SP)
Mercado de Trabalho
"É cada vez maior no país a atenção dada às políticas públicas sociais, de habitação, saúde e educação e meio ambiente", afirma a professora Maria Aparecida Marques da Rocha, coordenadora do curso da Unisinos. "E é aí que se insere esse profissional, que, em parceria com outros