Antropologia
(Blaise Pascal, Pensamentos)
ANTROPOLOGIA
A antropologia é uma ciência social surgida no século XVIII. Porém, foi somente no século XIX que se organizou como disciplina científica. É uma ciência que se dedica ao estudo do ser humano de forma holística.
O termo é de origem grega e é a junção de anthropos “homem” ou “humano” e de logos “conhecimento”.
No seu sentido estrito o termo Antropologia refere-se ao estudo da história natural da espécie humana, isto é, da Antropologia Física ou Biológica. Já no seu sentido lato, a palavra tem um âmbito mais abrangente, que inclui a Antropologia Cultural ou Social, a Arqueologia e a Lingüística, além da Antropologia Biológica. Esse é o chamado enfoque dos quatro campos, particularmente adotado nos Estados Unidos da América (Spencer 1997).
A antropologia é uma ciência integradora que estuda o homem no âmbito da sociedade e da cultura a que pertence, combinando perspectivas das ciências naturais, sociais e humanas. Estuda principalmente, os costumes, crenças, hábitos e aspectos físicos dos diferentes povos que habitaram e habitam o planeta. Portanto, os antropólogos estudam a diversidade cultural dos povos. Como cultura, podemos entender todo tipo de manifestação social. Modos, hábitos, comportamentos, folclore, rituais, crenças, mitos e outros aspectos são fontes de pesquisa para os antropólogos.
A estrutura física e a evolução da espécie humana também fazem parte dos temas analisados pela Antropologia. Os antropólogos utilizam como fontes de pesquisa, os livros, imagens, objetos, depoimentos entre outras. Porém, as observações, através da