ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA AULA 1 ALUNOS
http://www.guiadacarreira.com.br/uploadedfiles/uploads/2012/03/curso-antropologia.jpg
Antropologia (do grego ἄνθρωπος, transl. anthropos, “homem”, e λόγος, logos, “razão”/”pensamento”) é a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de maneira totalizante , ou seja, abrangendo todas as suas dimensões. A divisão clássica de Antropologia distingue a Antropologia Cultural da Antropologia Biológica.
História da Antropologia
Divisões clássicas da Antropologia
“Antropologia Física ou Biológica” (aspectos genéticos e biológicos do homem);
“Antropologia Social” (organização social e política, parentesco, instituições sociais);
“Antropologia Cultural” (sistemas simbólicos, religião, comportamento);
“Arqueologia” (condições de existência dos grupos humanos desaparecidos).
“Arqueologia Pré-Histórica” (é o estudo do homem por meio de vestígios materiais enterrados no solo (ossadas, mas também quaisquer marcas de atividade humana. Seu projeto, que se liga à arqueologia, visa reconstituir as sociedades desaparecidas, tanto em suas técnicas e organizações sociais, quanto em suas produções culturais e artísticas).
Além disso, podemos utilizar termos como Antropologia, Etnologia e Etnografia para distinguir diferentes níveis de analise ou tradições acadêmicas.
Antropologia definição
Qualquer que seja a definição adotada, é possível entender a antropologia como uma forma de conhecimento sobre a diversidade cultural, isto é, a busca de respostas para entendermos o que somos a partir do espelho fornecido pelo “outro”; uma maneira de se situar na fronteira de vários mundos sociais e culturais, abrindo janelas entre eles, através das quais podemos alargar nossas possibilidades de sentir, agir e refletir sobre o que, afinal de contas, nos torna seres singulares, humanos.
Antropologia é uma ciência dedicada ao estudo do Homem. O radical latino “anthropos” significa Homem (Ser Humano), e