Gerenciamento Burocrático
Paulo Henrique Goulart Martins
Matrícula: 121800-013
Banco do Brasil S.A.
É uma instituição financeira brasileira, estatal, constituída na forma de sociedade de economia mista, com participação da União brasileira em 68,7% das ações.
Segundo dados do próprio banco, a empresa possui 15.133 pontos de atendimento distribuídos pelo país, entre agências e postos, sendo que 95% de suas agências possuem salas de autoatendimento (são mais de 40 mil terminais), que funcionam além do expediente bancário. Possui ainda opções de acesso via internet, telefone e telefone celular. Está presente em mais de 21 países além do Brasil.
Há um conjunto de elementos subjetivos requeridos pela organização para orientar as atitudes de todos na empresa. A observação dos valores e crenças cria um lastro de extrema utilidade para aumentar o equilíbrio e a navegabilidade do conglomerado em períodos de grandes turbulências e de transformações internas. Define um conjunto de “regras de ouro” que deverá encontrar guardiões em todos os níveis de administração e, além disso, tornar mais previsíveis e afins as decisões de mesma natureza em toda extensão da empresa.
Todas as suas decisões são tomadas por um superior e tudo é decidido via diretriz rígida e incapaz de fugir ao planejamento rígido. Além do formalismo, outra característica é a impessoalidade. As pessoas não se relacionam entre si, o relacionamento ocorre entre cargos e funções. As pessoas não falam além do necessário, não se comunicam não se conhecem. Conhecem o diretor de operações, mas não conhecem a pessoa que dirige o departamento de operações. Este tipo de comportamento se da ao profissionalismo, onde as competências técnicas tem muito mais valor do que competências interpessoais.