MODELOS ORGANIZACIONAIS
A nova IBM: O novo modelo organizacional
A IBM (International Business Machines), uma das maiores empresas dos Estados Unidos voltada para setor de informática, que sempre esteve no topo da liderança, viu está liderança cair no final da década de 90. Seus gestores deram inicio a reformulação e reengenharia da sua estrutura.Com a mudança da estrutura da organização, os papéis que nela trabalhavam também se alteraram. Os sistemas rígidos, burocráticos e hierárquicos deram lugar a configurações versáteis e flexíveis, que enfocam a criatividade e inovação.
A fim de conseguir flexibilidade e rápida reação às mudanças do mercado, a IBM descentralizou sua empresa, bem como unidades e divisões autônomas, inserindo a sua cultura organizacional, com objetivos comuns, mas com individualidade para explorarem novas oportunidades de negócio.
A Estrutura Organizacional do Google
De acordo com as revistas Fortune e All Business, a Google é a quarta empresa mais admiradas dos EUA. Ela também apareceu como a melhor empresa para se trabalhar em 2007 e 2008. O principal motivo desta admiração é sua estrutura interfuncional, que a Google mantém usando de liderança estelar e técnicas de gerenciamento inovadoras. Para manter o espírito de inovação no qual a empresa se fundou, os funcionários da Google trabalham, de certa forma, para eles mesmos. Eles têm a liberdade de gastar 70% do seu tempo em tarefas da empresa, 20% em projetos de sua escolha e 10% em novos projetos em qualquer área de seu interesse.
Enquanto muitas empresas usam do método burocrático, a Google possui uma estrutura, informal e não hierárquica, e estruturas e sistemas mais flexíveis, valores de inovação, criatividade, cooperação e comunicação.
Facebook:uma empresa sem fronteiras
A empresa facebook é uma organização virtual sem fronteiras, possui estrutura organizacional diferenciada em relação às tradicionais organizações mundiais. Os modelos clássicos são substituídos por modelos