Antropologia Resumo Texto 5 Cultura E Etnocentrismo
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA JURÍDICA
PROFESSORA: DANIELLE MAIA
RESUMO:
TEXTO 5 – CULTURA E ETNOCENTRISMO: OS DIREITOS TERRITORIAIS INDÍGENAS EM UMA PERSPECTIVA CONTRA-HEGEMÔNICA
Juliana de Paula Batista
ALUNA: MILENA ALVES
FORTALEZA – CE
NOVEMBRO/2014
RESUMO:
TEXTO 5 – CULTURA E ETNOCENTRISMO: OS DIREITOS TERRITORIAIS INDÍGENAS EM UMA PERSPECTIVA CONTRA-HEGEMÔNICA
Juliana de Paula Batista
A constituição de 1988 trouxe muitas novidades em relação aos índios. Os usos, costumes e as tradições dos indígenas são assegurados. Devido a isso, os antropólogos contribuem para que estes direitos sejam bem entendidos com definições desta sociedade tão específica.
Por isso, é comum os antropólogos estarem presentes nos processos jurídicos referentes a vários tipos de especificidade do povo indígena.
O entendimento da interferência da antropologia nestes diversos ramos do direito, será necessário o melhor conhecimento de cultura e etnocentrismo.
O etnocentrismo é quando analisamos os outros através da lente da sua própria existência. A visão etnocêntrica é quando o seu jeito de ver o lado do outro é feito como base nas suas próprias experiências.
O antropologismo é uma ciência sobre a diferença entre os seres humanos..
O conceito sobre cultura é muito abrangente e possui inúmeras definições e continuam nesta tentativa de explicar e definir cultura.
Para Geertz a definição de cultura causa impacto no conceito de homem. E dentro de uma sociedade estabelece diferenças que podem ou não causarem admiração.
A definição de índio no estatuto do Índio pode ser contestada do ponto de vista lógico, antropológico e constitucional pode suas diversas interpretações.
Por exemplo a ascendência colombiana, índio como grupo étnico diferenciado e temos também o critério da auto identificação ética.
O direito dos índios sobre suas terras possue a tradicionalidade sob o enfoque constitucional. Porque a terra possui um valor superior com