Antropologia - Hom Sociedade
O nosso ponto de vista esta associado diretamente à cultura onde estamos inseridos. Por isso, nos assustamos com opiniões ou práticas sociais diferentes das nossas. E o primeiro erro esta sempre em acreditarmos que a nossa forma de pensar é a “normal” e que as outras sociedades com seus diversos modos de viverem são os “esquisitos”. Na visão de Laraia, “homens de culturas diferentes usam lentes diversas, e, portanto, tem visões desencontradas das coisas.”.
Vejamos um exemplo: Os homossexuais em algumas tribos das planícies norte-americanas eram vistos como seres dotados de propriedades mágicas, capazes de servirem de mediador entre o mundo social e o sobrenatural, por isso os mesmos eram respeitados.
Para nos compreendermos como humanos, na tentativa de respeitarmos o outro, é preciso ampliar o leque de como ver o mundo e nos desapegarmos de nossas únicas formas tradicionais de pensamento.
Como exemplo podemos citar que em algumas culturas “arrotar” após a refeição é sinônimo de satisfação e gratificação. E em nossa cultura isto é visto como algo, deselegante e desrespeitoso.
Considerar nosso modo de vida como o mais plausível e natural constituiu-se o que chamamos de etnocentrismo. Infelizmente esta tendência é responsável por muitos dos conflitos sociais e religiosos desde a antiguidade até os dias atuais.
3. Cite exemplos de como os indivíduos participam de sua cultura.
Para introduzirmos esse assunto vamos, primeiramente, reafirmar o conceito de cultura que, resumidamente, podemos dizer que é um conjunto de modos de viver, de regras, normas, costumes e tradições que fazem parte de uma civilização. Porém, a definição do que seja cultura é muito ampla e abrange vários elementos que, muitas vezes, não são desfrutados por todos os indivíduos de uma mesma sociedade.
Como Marion Levy Jr. apud Laraia, afirmou em uma de suas teorias: “nenhum sistema de socialização é idealmente perfeito, em nenhuma sociedade são